Os filmes de Lotte Reiniger, cineasta e silhuetista alemã, cumprem o sonho do cinema juntamente com um mundo de sombras e silhuetas, por meio de técnicas oriundas dos brinquedos ópticos pré-cinematográficos.
Lotte Reininger usava figuras de cartão preto ou folha metálica feitas directamente com a tesoura que são assim silhuetas genuínas – Nas regras estritas da tradição silhuetista, uma figura recortada a partir de contornos desenhados em papel branco e depois preenchidos com tinta-da-china não é digna de tal nome.
Lotte Reiniger foi pioneira do filme de animação e a sua obra-prima As Aventuras do Príncipe Achmed (1926) foi a primeira longa-metragem de animação, embora nunca tenha tido a visibilidade de Branca de Neve e os Sete Anões (1937) de Walt Disney.
Aladino cumprimenta Dinarsade, filha do califa. Cena de As Aventuras do Príncipe Achmed (1926).
A pixilação, técnica de animação stop motion que consiste em fotografar cada instante particular de uma acção sequencial por uma pessoa ou objecto, de modo a criar a ilusão de um movimento contínuo, foi utilizada intensa e exclusivamente nos filmes de Reiniger.
Eric Walter White, no pequeno livro Walking Shadows: an essay on Lotte Reiniger’s Silhouette Films, editado em 1931 por Leonard e Virginia Woolf, distingue dois tipos de montagem em cinema, um que se aproxima do realismo fotográfico, popularizado por Sergei Eisenstein nas suas palestras, e o do trick film, afastado de qualquer pretensão de realismo, filmado na horizontal com recurso a uma mesa de luz e a uma câmara com pixilação ou rostrum camera.
O método de Lotte consistia em colocar as figuras recortadas sobre um vidro na horizontal, iluminado por baixo. Muitas vezes vários vidros coloridos e desenhados eram sobrepostos de modo a conferir profundidade espacial aos cenários. Cada ligeira variação de posição é filmada sobre esta construção em opacidade e transparência, em luz e sombras recortadas. As figuras negras movem-se esguias e sempre em perfil, a vista privilegiada de toda a silhueta, num espaço panorâmico em aguarela, acompanhando a música em movimentos suaves.
Os amantes, Achmed e Paribanu, nas montanhas. Cena de As Aventuras do Príncipe Achmed (1926).
A delicadeza dos recortes e os seus gestos subtis não deixam de impressionar ainda hoje, tanto mais que, apesar de algumas excepções e trabalhos pontuais, a obra de Lotte Reiniger não teve continuadores no cinema (embora a técnica da silhueta tenha vindo a ser renovada), em grande parte pela paciência, tempo e precisão exigidas. Reiniger continuou a fazer vários filmes de silhuetas (muitos dos quais não sobreviveram) mesmo nas difíceis circunstâncias do contexto do regime Nazi e da Segunda Guerra Mundial, ao qual tentou escapar. Em 1949, instala-se finalmente em Londres onde realiza pequenos filmes publicitários e várias séries de filmes para crianças, a maior parte para a BBC e baseada em contos de fadas tradicionais.
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